sexta-feira, 6 de novembro de 2015

APOSENTADORIA - BANIMENTO

A idade para se aposentar no setor privado é de 65 anos !

Tenho sido residente em Dubai desde 1986 e eu estarei com 60 anos em breve. Atualmente estou empregado numa empresa internacional, que me pediu para me aposentar, alegando que de acordo com a Lei dos Emirados Árabes Unidos, a idade de aposentadoria é de 60 anos. Recentemente, recebi a informação de que a idade de aposentadoria foi aumentada para 65 anos. Você poderia por favor esclarecer a idade de aposentadoria de acordo com a Lei dos Emirados Árabes Unidos? Posso obter uma prorrogação por um ano ou mais?
Entende-se que você está atualmente empregado por uma empresa nos Emirados Árabes Unidos, embora você não tenha mencionado se o seu empregador é uma entidade registrada em uma das zonas francas nos Emirados Árabes Unidos ou local, regida sob as leis federais dos UAE .
 Entende-se que, desde Janeiro de 2011, o Ministério do Trabalho dos Emirados Árabes Unidos está aceitando pedidos de autorizações de trabalho de indivíduos com idade superior a 60 anos até a idade de 65 anos, aumentando assim a idade de aposentadoria de 60 para 65 anos. Assim, de acordo com as disposições vigentes, para todos os empregados que trabalham em entidades do setor privado registrados sob as Leis Federais dos Emirados Árabes Unidos, a idade de aposentadoria é de 65 anos.
 No entanto, o limite superior de 65 anos sobre a idade de aposentadoria pode ser aumentada em consideração da natureza de trabalho do indivíduo, as suas credenciais, experiência que é importante para a entidade que ele está trabalhando.
 Além disto, visto de trabalho pode ser emitido a um empregado anualmente após o funcionário atingir a idade de 65 anos.
 No caso das zonas francas, todas as Autoridades seguem o seu próprio conjunto de regras trabalhistas e regulamentos, que regulam relações com os empregados sob sua jurisdição; e que são independentes das disposições estabelecidas nos termos da Lei Federal nº 8, de 1980, relativa às relações de trabalho.
 As zonas francas podem seguir, mas não são obrigadas a seguir as mudanças nas leis trabalhistas federais ou regulamentos, que entre outras coisas incluem a idade de aposentadoria de um empregado.
 Em conformidade com as suas questões supracitadas, somos da opinião de que você pode ter o direito de trabalhar até a idade de 65 anos, se você é empregado de uma entidade registrada como empresa Local e não uma entidade registrada numa zona franca nos Emirados Árabes Unidos.
 Se, no entanto, o seu empregador é uma entidade zona franca, você pode entrar em contato com o departamento de relações trabalhistas desta zona franca buscando as informações necessárias.

Mudar de emprego sem uma proibição (banimento)

Eu trabalho como professor em uma escola em Dubai e ganho um salário de Dh 6,000 por mês. Estive neste cargo por três anos, mas agora eu tenho uma oferta de uma empresa de marketing com um salário maior. Eu estou no visto da escola. É possível mudar de emprego no meu caso, sem uma proibição da minha escola?
Entende-se que você está trabalhando como professor em uma escola de Dubai há três anos, ganhando um salário de Dh6,000 e agora você recebeu uma oferta de maior remuneração de uma empresa de marketing que você está considerando a possibilidade de entrar.
 Em conformidade com suas perguntas, somos da opinião de que pode haver uma probabilidade de uma proibição imposta a você se tentar mover-se de seu emprego atual para um novo empregador.
 No entanto, no caso de uma proibição imposta a você trabalhar para outro empregador, você pode ter a proibição iminente levantada nos termos do artigo (2) da Resolução Ministerial nº 1.186 de 2010, sobre as "Regras e condições de concessão de uma autorização de um novo visto de trabalho para um funcionário após a cessação da relação de trabalho, para se deslocar de um estabelecimento para outro ", que afirma:
 "As duas seguintes condições devem ser cumpridas a fim de conceder a autorização de trabalho mencionado no artigo (1) da presente resolução:
 (1) Acordo entre o empregado e o empregador para concluir a relação de trabalho.
 (2) O empregado deve ter passado pelo menos dois anos com o empregador. "
 Ao abrigo do disposto acima da lei, uma vez que você tiver completado três anos de emprego com o seu empregador atual, você também pode garantir um acordo ou uma carta de não-objeção do seu empregador atual para mover para o novo trabalho.
 Além disso, a proibição pode ser levantada, se cumprir os requisitos em matéria de salário oferecido pelo novo empregador. Isto está em conformidade com o artigo (4), da Portaria n 1.186 de 2010, que afirma:
 "Como uma exceção ao disposto no item Não (2), do artigo 2º desta Resolução, o Ministério pode emitir uma autorização de trabalho a um empregado sem exigir que o período de dois anos nos seguintes casos:
 No caso em que o empregado está começando sua nova posição no primeiro, segundo ou terceiro nível profissional depois de cumprir as condições de adesão de qualquer desses níveis, de acordo com as regras em vigor no Ministério, e desde que seu novo salário não for inferior a Dh 12,000 no primeiro nível profissional, Dh 7,000 no segundo nível profissional e Dh 5,000 no terceiro nível profissional. "
 De acordo com as referidas disposições de decretos ministeriais, você pode suspender a proibição de trabalho em caso de uma proibição é imposta a você.
Clique aqui para ler o artigo original, em inglês.

2 comentários:

  1. Boa tarde, meu nome é Sergio, e gostaria de uma opinião.Recebi uma proposta de serviço para DUBAI, há uma semana, a empresa tem o seguinte nome, fISCHER INTERNACIONAL WORK, eu não conheço esse empregador, se é registrado ou não. Como saber da idoneidade de um empregador em DUBAI?

    ResponderExcluir
  2. Se vc não sabe nem checar se a empresa é idônea como é que esta considerando ir trabalhar pra ela? Dibai não é Brasil não ok?

    ResponderExcluir